Quantcast

Movimento Outubro Rosa vai iluminar praças e monumentos de Minas Gerais




Campanha que também envolve artistas e atletas estimula mulheres de 45 a 69 anos a fazerem mamografia como medida preventiva ao câncer de mama


Neste mês de outubro, quem dita o tom é o rosa. A cor vai tomar as ruas e mudar a paisagem de praças e monumentos em várias cidades de Minas Gerais, a partir desta terça-feira (02). A iniciativa faz parte da comemoração do Outubro Rosa, campanha mundial que estimula mulheres a fazerem mamografia como medida de prevenção ao câncer de mama, que é o segundo mais recorrente no mundo. Em Minas, o Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama tem como público-alvo as mulheres de 45 a 69 anos, incentivando-as a fazer o exame de dois em dois anos.

O Outubro Rosa, evento que em Minas Gerais é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promove intervenções em diversos municípios do Estado. Dados da SES-MG mostram que, no primeiro quadrimestre de 2012, foi registrado um aumento de 22% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao mesmo período ano anterior. Na faixa prioritária – 50 a 69 anos, foram realizadas 91.048 mamografias, 23% a mais que registrado no ano passado, quando foram feitos 73.982 exames.

Com a chegada do Outubro Rosa, a expectativa é de que os números cresçam ainda mais, já que estudos apontam que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90%. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que, em 2012, serão desenvolvidos 52.680 novos casos de câncer de mama em todo o país. Minas Gerais, por meio do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, tem como meta realizar o rastreamento monográfico em três quartos da população de risco – cerca de 1.797.984 mulheres – no prazo máximo de três anos.


Toques de rosa


Para chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce, o Outubro Rosa vai iluminar o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Essa ação também será estendida a outras cidades do Estado, como Uberlândia, Varginha, Montes Claros, Divinópolis, Governador Valadares e Juiz de Fora.

As atividades já começam nesta segunda-feira (1º), quando alunos de Belas Artes da Escola Guignard, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), fazem intervenções artísticas em ambientes urbanos de Belo Horizonte, utilizando sutiãs na cor rosa e outros acessórios da mesma tonalidade. As ações acontecem na Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária, de 10 às 14h) e Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia, de 15 às 18h).

Também será exposta, durante todo o mês de outubro, na Praça Vaz de Mello, na Lagoinha, uma instalação artística, cuja linha criativa é o “sutiã rosa”. A instalação será feita pelo artista plástico e cenógrafo Léo Piló. No dia 18 de outubro, das 11h às 14h, Marcelo Gud e outros cinco artistas farão intervenções com técnica de grafite em dois telões. As obras ficarão expostas nos túneis que ligam os prédios Minas e Gerais, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

E em parceria com clubes de futebol e vôlei, também haverá intervenções nos estádios e ginásios. Cruzeiro, Atlético, América e clubes do interior, além do Vivo Minas, de vôlei, participarão da campanha, por meio das suas redes sociais e de ações nos locais dos eventos esportivos. Os atletas vão gravar vídeos sobre o tema, que serão exibidos em telões antes e nos intervalos dos jogos.


Cuidado especial

As ações do Programa Estadual do Controle do Câncer de Mama da SES-MG, iniciadas em abril, baseiam-se na mudança do modelo de controle da doença, que está focado em três pontos chaves: ampliação da faixa etária prioritária para 45 a 69 anos, melhoria do acesso à mamografia e agilização da definição diagnóstica, com objetivo de iniciar rapidamente o tratamento da doença.

A partir da implantação do programa, a mulher não necessita mais dirigir-se previamente ao médico para receber uma requisição. Ela pode solicitar um formulário em qualquer estabelecimento de saúde pública, como as Unidade Básicas de Saúde (UBS) e Centros Viva Vida de Referência Secundária.

Nos casos de diagnósticos que apresentam cerca de 70% de chance de confirmação de câncer de mama, as pacientes são encaminhadas para o Centro Viva Vida de Referência Secundária ou para outras unidades de referência. Em casos de resultado benigno, a mulher é orientada a realizar a mamografia semestralmente. Já aquelas que apresentarem resultado normal são orientadas a realizar o procedimento a cada dois anos.

A estratégia de classificar os estágios da doença é importante para agilizar o início de tratamento da mulher. Hoje, 29% das mulheres que recebem um diagnóstico de câncer já o recebem em estágios avançados. O objetivo do programa é evitar que isso ocorra. Atualmente, a população de mulheres mineiras com idade 45 a 69 anos é de 2,39 milhões; dessas, 1,75 milhões são dependentes do SUS.


Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário