Quantcast

Dia Mundial sem Carro em Belo Horizonte


Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, neste sábado (22), diversas ações são realizadas em diferentes pontos de Belo Horizonte. Entre os eventos programados, acontecerá o Desafio Intermodal. O nome parece complicado, mas a ideia é muito simples. Trata-se de uma atividade cujo objetivo principal é avaliar qual a maneira mais rápida, econômica e prática para se deslocar em um grande centro urbano. O deslocamento é realizado por voluntários em diferentes modais de transporte, individuais ou coletivos, motorizados ou não.

A intenção é despertar a atenção da sociedade para maneiras de deslocamento mais eficientes que a de automóvel. Não só em relação à poluição, saúde e interação com a cidade, mas, mesmo considerando-se apenas a rapidez.


O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.




Belo Horizonte tem aderido de forma tímida, mas crescente a cada ano, ao Dia Mundial Sem Carro, com campanhas e fechamento de ruas para uso exclusivo de pedestres. Em 2005, foi realizada a primeira pedalada promovida pelo MTB-BH. Em 2006, o pedal-manifesto se repetiu, dessa vez fazendo parte da programação oficial da data, e contando com cerca de 170 ciclistas. E desde então o número vem aumentando a cada edição.



Confira a programação completa:
http://mountainbikebh.com.br/22setembro/pages/programacao.html#menu

Nenhum comentário:

Postar um comentário