Quantcast

Visita ao Cemitério do Bonfim é uma das atrações culturais do final de semana em Belo Horizonte


Uma das atrações culturais na capital para este final de semana é a visita guiada ao Cemitério do Bonfim. Para muitas pessoas os cemitérios são sinônimos de perda, saudade e sofrimento, mas aqui em Belo Horizonte, o Bonfim é um Museu a céu aberto e considerado patrimônio cultural. Essa experiência já acontece em outros países, como na Argentina; o Cemitério Ricoleta, é uma das atrações turísticas de Buenos Aires. Considerado um museu por dois motivos, um deles é o grande número de obras de arte encontradas lá; a outra razão é porque, no cemitério estão os restos mortais de personalidades famosas da política, cultura, arte e ciência. Já em Paris, o cemitério do Père-Lachaise, oficialmente Cimetièredu Père Lachaise, é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo.

Aqui em Belo Horizonte, o cemitério do Bonfim é rico em histórias e casos interessantes, como o da famosa Loira do Bonfim, uma personagem mitológica da cidade.Reza a lenda que na década de 1950 uma mulher loira que conquistava os homens no centro de BH e os convencia a ir à sua casa, no bairro do Bonfim. Ao chegar lá ela se dirigia ao cemitério e dizia ser ali sua morada. 

 Em junho do ano passado, o cemitério entrou para o circuito turístico da capital mineira. O espaço é palco de renomados artistas que esculpiram em jazigos e outras obras de arte em diversos estilos, como Art’Deco, Belle Èpoque e até mesmo Modernismo, além de abrigar túmulos de importantes figuras da história nacional. Algumas das principais avenidas da cidade das personalidades da política mineira estão enterradas no Bonfim, entre elas, os ex-governadores mineiros Silviano Brandão, Benedito Valadares, Raul Soares e Olegário Maciel, o ex-senador Bernardo Monteiro e o ex-prefeito Cristiano Machado.

A historiadora Marcelina Almeida é responsável pelo levantamento do patrimônio do Bonfim. Segundo ela, o elemento usado para atrair as pessoas para a visitação é mostrar à população belo-horizontina a importância do patrimônio histórico. “As visitas ao Bonfim cumprem duplo papel que é permitir que as pessoas pensem sobre a morte e ao mesmo tempo se educarem patrimonialmente, porque você só guarda e protege aquilo que você conhece. O circuito de turismo cultural no Cemitério do Bonfim é só mais um elemento que pode motivar as pessoas a conhecer”, disse a historiadora.

A próxima visita acontece no domingo dia 20/10, a partir das 9h. Para quem quiser agendar essa visita, basta ligar para (31) 3277-5398 ou enviar um e-mail para: agendaparques@pbh.gov.br

Entrada Franca
Mais informações: http://www.pbh.gov.br/parques
Curta a página no Facebook da visita guiada ao cemitério do Bonfim.


Fotos: Fã page Cemitério do Bomfim.

Um comentário: